segunda-feira, 25 de junho de 2007

Mensagens reflexivas sobre a Educação.


*Ensinar é aprender duas vezes.
Joseph Jouber

* Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Píndaro.

* A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer.
Albert Einstein

* Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
Paulo Freire

*Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.
Mário Quintana

Texto para reflexão

PAIXÃO DE CONHECER O MUNDO
Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem. Medo e coragemsem ousar.
Medo e coragemem assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em assumir a educação desse drama, cujos personagens são nossos desejos de vida e morte.
Educar a paixão(de morte e vida) é lidarcom esses dois ingredientes cotidianamente, por meio da nossa capacidade, força vital(que todo ser humano possui, uns mais, outros menos, me outros anestesiados) e desejar.
Sonhar,Imaginar e Criar.
Somos sujeitos porque desejamos ,sonhamos imaginamos e criamos;busca permanente da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa, da felicidade a que todos temos direito.
Esse é o drama de permanecer VIVO...fazendo educação.
Madalena Freire

Texto para reflexão

O erro do aluno é para o professor como deve ser para o médico a respiração imperfeita. Pretexto para buscar sua correção, jamais alternativa para exaltar o imperfeito. Todo grande professor é sempre um "caçador" de acertos,jamais um detetive de erros.

Texto para reflexão

" Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humaniza-lo, torná-lo sério, com adolescente brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."( Paulo Freire)


"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmoniae completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais , era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se levando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual.Implica tanto a evolução indidual quanto o universal". (Friedrich Froebel)

Texto para reflexão

E eu gostaria, então que os nossos currículos fossem parecidos com a "Banda", que faz todo mundo marchar, sem mandar, simplesmente por falar as coisas do amor.
Mas onde, nos nossos currículos, estão as coisas do amor? Gostaria que eles se organizassem nas linhas do prazer: que falassem das coisas belas, que ensinassem Física com as estrelas, pipas, os piões e as bolinhas de gude, a Química com a culinária, a Biologia com as hortas e os aquários, Política com o xadrez, que houvesse a história cômica dos heróis, as crônicas dos erros dos cientistas, e que o prazer e suas técnicas fossem objeto de muita meditação e experimentação...
Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida com sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente.Que a escola, ela mesma, seja um fragmento de futuro...

Texto para reflexão

Educação pela pedra
(João Cabral de Melo Neto)
Uma educação pela pedra: por lições
para aprender da pedra, frequentá-la:
captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
ao que flui e a fluir, a ser maleada;
a de poética, sua carnadura concreta;
a de economia, seu adensar-se compacta:
lições da pedra (de fora para dentro, cartilha muda), para quem soletrá-la.
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar;
e se lecionasse não ensinaria nada;
lá nãos e aprende a pedra: lá a pedra,
uma pedra de nascença, entranha a alma.

sábado, 23 de junho de 2007

Blog de Didática desenvolvido pelas alunas:

Maria da Conceição p 313
Maria José Kiffer p 313
Michele Lopes p 313
Rosana Teixeira p 313

Auto avaliação

Com relação à matéria de Didática as aulas foram muito interessantes, com os exemplos que a professora nos contava em aula, ela falava dos métodos didáticos a serem utilizados em cada situação, isso foi muito construtivo.E com certeza aprendi muito e quero aprender mais, espero que a senhora continue conosco em vários períodos.



Essa auto-avaliação pessoal e da matéria de didática foi desenvolvida pela aluna Rosana Teixeira

Auto avaliação

A Didática é uma matéria onde envolve a educação, porém, é um conjunto de ensino que se torna mais eficaz para um cidadão, devido a isso aum processo de desenvolvimento na vida do docente para que envolver ao seu potencial para o futuro. Esta grande importância para uma direção de trabalho eficaz dentro do ensino.
a sua matéria é boa trás muitas informações de uma soma total que nos adquiri no nosso dia-a-dia. Foi uma das matérias em que eu mais me identifiquei,espero que a senhora continue conosco em vários período e passando mais experiências.


Essa auto-avaliação pessoal e da matéria de didática foi desenvolvida pela aluna Michele Lopes

Auto avaliação

Disciplina didática na graduação de pedagogia. Esta é uma das grandes importância para direção dentro do ensino.
Embora com algumas dificuldades para o entendimento do vivencias muito sobre este assunto.
Tem sido de grande valia para mim, como um furo educador. Tendo como exemplo bom a professora Virna Catal, com suas experiências. Espero que seja assim nos próximo período.

Essa auto-avaliação pessoal e da matéria de didática foi desenvolvida pela aluna Maria José Kiffer

Auto avaliação

A didática contribuiu para um novo aprendizado no ensino, para o discente tem como o objetivo de passa o aprendizado melhor. A didática dinâmica desevolvimento o método novo de ensino e explicar, e aprender melhor todas as disciplinas que forem selecionadas, achei muito interessante disciplina de didática e que contribuiiu muito no meu aprendizado.

Essa auto-avaliação pessoal e da matéria de didática foi desenvolvida pela aluna Maria Da Conceição

Atividade Complementar pauta 16(12/06//2007)


1) Sou a distância entre os níveis de conhecimento real e potencial de um indivíduo.Quem sou eu?
ZDP (Vygotsky)
2) Acredito que, entre as disciplinas do currículo escolar, deveria haver uma interação e que todas essas disciplinas deveriam ter o mesmo grau de importância no desenvolvimento das pessoas. Quem sou eu?
Interdisciplinaridade
3) Sou a base curricular do Ensino Fundamental brasileiro. Por ser dinâmico e flexível atuo atendendo as peculiaridades regionais e locais das escolas do país. Quem sou eu?
PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)
4) Sou uma base epistemológica ligada principalmente à psicologia da aprendizagem, onde tenho como grande percursor Jean Piaget. Nesta teoria acredita-se que, através de um processo de adaptação (assimilação/acomodação) de nossas ações, construímos o conhecimento, perpassando por estapas vinculadas às faixas etárias. Quem sou eu?
Construtivismo
5) O autor Cipriano Luckesi em seu livro "Filosofia da Educação" delineou 3 grandes bases sociológicas, historicamente demarcadas, que influenciaram a concepção de escola e posturas didáticas dos docentes. Quem somos nós?
Redentora, Reprodutivista e Transformadora
6) Sou previsto pela Lei nº 9.394/96 e atuo movido por uma gestão democrática. Sou um tipo de planejamento, no qual há a participação de toda a comunidade escolar, tanto na elaboração quanto naimplantação e execução. Quem sou eu?
Projeto Político Pedagógico (PPP)
7) Sou um tipo de conteúdo que enfatiza os conceitos e a cientificidade do conhecimento. Quem sou eu?
Conteúdos Conceituais
8) estou presente nas idéias de Edgar Morin. Sou um dos 7 saberes necessários a educação. Acredito que o Planeta é o organismo macro e que ele deve ser extremamente cuidado para que exista um bem-estar em todos os micro-organismos. Quem sou eu?
Consciência Global
9) Muitas vezes sou verificada através de provas. Atualmente atuo numa versão mais formativa, onde o mais importante não é o resultado e sim o processo de construção do conhecimento. Quem sou eu?
Avaliação
10) Sou parte da pedagogia que se preocupa com os métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. Estudo também processos de ensino e aprendizagem e as formas de verificação dos mesmos. Quem sou eu?
Didática

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Atividade Complementar pauta 15 (29/05/07)

Elabore um quadro - síntese sobre os níveis de abrangência do planejamento.

Planejamento
*Festa Junina
- Contar a história da festa junina
- colocar uma música tradicional de festa junina
- Fazer cartazes com a histórias e as músicas tradicionais
*Comidas Típicas festa Junina
- contar a história de onde vem cada comida relacionada a festa junina
Exemplo: milho, mandioca, cuscuz etc..
* De onde surgiu as brincadeiras
- Contar sobre as danças típicas, trajes masculinos e femininos.
- Explicar como é feito as barraquinhas ,ensina a enfeita-lás
- E depois começar as brincadeiras de pescaria, toca do coelho etc..
E no final fazer uma conversação dirigida do que mais gostou.
Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Rosana Teixeira

Atividade Complementar pauta 14


Pesquise e construa uma biografia de Edgar Morim
Biografia:

Edgar Morin nasceu em Paris em 8 de julho de 1921, filho de Vidal Nahoum e Luna Beressi, judeus morando na França. É sociólogo, antropólogo, historiador e filósofo, considerado um dos maiores intelectuais contemporâneos.
Diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica, fundador do Centro de Estudos Transdisciplinares da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. Sua trajetória de vida é marcada por um firme posicionamento no que se refere às questões cruciais de seu tempo, o que se reflete em grande parte da sua produção intelectual.
É um pensador de expressão internacional, um humanista, preocupado com a elaboração de um método capaz de apreender a complexidade do real, tecendo severas críticas à fragmentação do conhecimento.
Morin é um apaixonado pelas artes e ciências, extremamente polêmico. Ele nos propõe uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais. Defende a formação do intelectual polivalente.
Sua obra múltipla é norteada pelo cuidado com um conhecimento não mutilado nem compartimentado, respeitando o singular ao mesmo tempo em que o insere em seu todo.

http://www.centrorefeducacional.com.br/emorin.htmMelhor

Essa atividade complementar foi procurada pela aluna Michele Lopes

Atividade Complementar pauta 13(15/05/2007)

Observe estes dois exemplos de professores, reflita e responda: qual é a postura ideal de um educador?


A melhor forma de educar o seu aluno,primeiro o professor permissivo porém tem um momento de concentração com a turma, mesmo o momento que a turma não consegue desenvolver a seu percepção de que o professor observa desde o momento de aula. Mais tendo um diálogo com a tuma e a capacidadede cada um vai aumentando cada vez mais, não tendo aquela coisa do mesmo dia onde o professor ordena eo aluno tem que fazer tudo o que lhe disser, tanto se estiver certo ou não e o aluno não pode dar nem sua opinião.
Já pelo outro lado o professor deixa o aluno expor suas idéias mais conteúdos onde o aluno nem perceba essas alterações. Dando várias atividades para que o aluno possa praticar essas habilidades de expor suas ideias onde o aluno possa desenvolver essa estimulação do ensino.
Para que ele não seje um aluno desinteressado e tímido ao se expor nas aulas dinâmicas e o aluno se torner mais seguro nas aulas importantes.
Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Maria Da Conceição

Atividade Complementar pauta 11(24/04//2007)

Após a leitura do texto "Avaliar e Medir", responda:

1- Como o autor distingue avaliar e medir?
É uma teoria de medida onde a escola tem que avaliar apartir do conceito, fazendo uma apreciação para que possa ter um instrumento de mdedida deque maneira possa chegar a um objetivo onde o aluno consegue fazer uma avaliação educacional, onde o professor porpõem respeito e para uma avaliação educacional, onde o professor propõem respeito e para uma precisão de prova para ver que o aluno consegue atingir o seu potencial.

2- Você concorda com a afirmação do autos de que "provas e trabalhos não são instrumento de medidas no sentido canônico da expressão?Justifique sua resposta.
Sim , porque nas escolas tem os tipos de regras que envolvidas com a situação o aluno que pode chegar aquele objetivo e tenha um conheciemento em geral ao final de tudo em que o aluno perceba que em geral que ele tem um conhecimento específico. Tendo formação geral de uma consequência de informações durante o periodo letivo.

3- O que acontece quando a avaliação dos alunos é expressa por um conjuntos de números?
Quando o aluno expressa por um conjunyo de usual que seja esquecida as condições que esses números é contribuidos muito particulares em que esse numero são manipulados como se fosse descrições confiáveis e uma propriedade qualitaiva.

4-O que deve e pode o professor a fazer quanto à avaliação escolar?
O professor pode avaliar os alunos através de trabalhos escolares,provas,participação em sala de aula e trabalhos feitos em grupos, etc. e de outra forma em que o professor pode fazer outros tipos de avaliação sem que os alunos perceba essa forma em que ele é avaliado automaticamente em que perceba como foi sua participação em sala de aula.
Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Michele Lopes

Atividade de reposição de aula( 17/04/2007)

9 encontro- Sem pauta
Visita a uma classe com apresentação de relatório, de caráter não obrigatório.
1-Dados da escola:
Creche Casulo Nossas Crianças
Rua: Coronel José Muniz, 480,Olinda, Nilópolis
Tel.2791-3056
Diretora: Maria Cândida Alves
2-Dados da Turma:
Maternalzinho ( 1 ano e 7 meses até 2 anos)
Com 15 crianças
Professora: Rita de Cassia Teodora
Maternal II ( 2 anos até 2 anos e 11 meses)
Com 15 crianças
Professora Sheila da Silva
Jardinzinho ( 2 anos e 11 meses até 3 anos e 6 meses)
Com 17 crianças
Professora Marcella
Jardim II
Com 16 crianças
Professora: Erika Pontes
2 professores auxiliares: Diana Cristina e Rosana Teixeira
3- Relatório
Os professores são formados em formação de professores, alguns formado em pedagogia .Nós fazemos planejamento político pedagógico onde todos estão envolvidos com o projeto e fazemos os planejamento de acordo com o nível de cada turma onde eles estão participando com a capacidade de cada turma.
O método da creche é construtivista, é avaliação é feita a cada ano, para ver se todos estão conseguindo o seu ideal, porém vimos o lado posito eo negativo.
Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Rosana Teixeira

Atividade Complementar pauta 08(20/03//2007)

Após a leitura do texto "A formação social da mente" Explique por que, na concepção de Vygotsky , a interação das crianças com seus companheiros e com as demais pessoas em seu ambiente é importante para os processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Na visão de Vygotsky, a linguagem surgem inicialmete como um meio de comunicação entre as crianças eo seu ambiente. A partir dá ela começa a ter um aprendizado ao seu desenvolvimento do comportamento voluntário da criança e começa a falar interior e o pensamento reflexivo. Porque é muito importante na sua aprendizagem no entanto se a criança queima essa etapa mais será um adulto com complexo ou tímido que não consegue expor suas necessidades as demias funções.
"Por sua vez interiorizar, esse processo tornam- se parte das aquisições do desenvolvimento da criança."
O ponto de vista de Vygotsky é muito bom, porque tornando a criança independente no final de tudo se torna adulto autêntico e não precisa ter tanto grau de dificuldade porém humano pressupõem com uma naturalidade social especifica um processo através do qual a criança penetra na vida intelectual daquela que as cercam. No final de tudo o importante do desenvolvimento e que a criança perceba que conseguiu atingir o seu potencial onde e perceba o que acontece sobre a sua vida e o que aconteçe no seu meio social.
Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Michele Lopes

Atividade Complementar 07(27/03/07)

Analise as duas figuras e escreva um pequeno texto que explique a relação de educação e da didática com a sociedade atual.
Analizando a primeira figura, observei que a educação é um sistema de engrenagem cujo o mecanismo deve esta em harmonia ou de acordo com o texto de Paulo Freire, se e "educação não fizer difrença na sociedade, sem ela nada vai adiantar ou mudar"
Segunda figura, na minha visão traduz o funilamento da educação, pois acho ser uma porta de grande avanço mais por outro lado um caminho muito estreito pra aqueles que querem segui.
E por ser a educação um processo pelo qual o individuo desenvolve sua condição humana esta educação deve funcionar em total harmonia esperando assim que venha funcionar de fato.

Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Maria José

Atividade Complementar pauta 06 (20/03/2007)

Explique a afirmativa: "Os objetivos e conteúdos são socialmente determinados".


São socialmente determinados por vivermos em uma sociedade capitalista, os objetivos e conteúdos educacionais estabelecem e estimulam , impondo o que aprender e a forma de aprender , sem se importar no porque aprender e de que forma vão ser transmitidos estes ensinamentos.
Essa atividade complementarfoi desenvolvida pela aluna Maria José

Atividade Complementar pauta 05 (13/03/2007)

O que você considera importante em cada área do conhecimento, trabalhar com os nossos alunos das séries iniciais?

O importante nas áreas iniciais éque o professor prepare uma aula dinâmica onde o aluno possa identificar os alunos como eles poderiam interagir com a turma, possa conheçer cada um ,eles possa identificar com a turma de um todo. Como por exemplo porque escolher aquele amigo para se apresentar ou levar uma tarefa, porque a mãe colocou aquela escola. E tem como finalidade de desenvolver algo com isso por tanto poderiam saber o grau onde seu aluno poderia estar e apartir alcançaria o nível de toda turma.
Por outro lado Trabalharia também uma aula dinâmica porém aparti daí começaria uma introdução melhor onde o aluno sem perceber que estaria sendo avaliado pelo educador.
Outra postura que trabalharia uma aula em grupos em sala de aula porém onde todos os alunos teriam que passar por todos os grupos, porém não formariam panelinha, onde todos se conheçeriam melhor em todas as áreas porém, os iniciantes tenham que passar por todos os grupos para conheçer seus amiguinhos, portanton não teria um pressentimento mau de nenhum aluno para outro e aliás teriam um convívio entre todos os alunos
Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Maria da Conceição

Atividade Complementar pauta 04 (06/03/2007)

Identifique algumas didáticas (teóricos)citadas em nossas aulas. Compare cenas do filmecom essas "didáticas" , ressaltando a metodologia, o currículo e a relação professor- aluno. Redija, no mínimo 3 parágrafos( não esqueça de se apropriar de termos como "pedagogia tradicional" e "pedagogia progressista".


O uso desse filme foi importante para a formação de professores devido ao levantar vários focos importantes como: currículo e formação de jovens em relação professor aluno onde a ética,conflito entre o professor e a administração da escola.
Por exemplo a relação aluno- professor ,onde o aluno tem que ser ordenado tudo em que o professor propõem onde a autonomia tem que ser do professor por outro lado a escola propõem o lado da escola,porém uma instituição tradicional, entretanto um retorno da trajetória do estudante.
portanto o filme tem varias consequência de significados intenso sobre a escola, entretanto comum diversos críticos. Ao contrário do autoritarismo patriarcal, como critico da como a aberta a pedagogia e a administração da tradicional escolar. Formando uma dificuldade escolar na vida do aluno-professor.
Relata tambem que as escolas de antiguamente até hoje em dia passam por dificuldade com os materiais didáticos a educação vão se estendendo cada vez mais como uma escola formal.
Hoje em dia em uma escola tradicional estão formulando para que os alunos possam cair naquele" método" antigo do professor crítico e não formular mais aquelas questão onde o aluno tem que decorar as questõese possa a desenvolver o seu raciocínio lógico e ter aluas mais dinãmicas.

Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Rosana Teixeira

Atividade Complementar pauta 03 ( 27/02/2007

Depois de assistir o filme" Sociedade dos poetas mortos" identifique algumas "didáticas (teóricos) citadas em nossas aulas. Compare cenas do filme com essas "didaticas, ressaltando a metodologia, o curriculo e a relação professor- aluno.

Relata de uma escola tradicional onde o professor tenta revolucionar, com um processo totalmente ao contrário que esta acontecendo hoje em dia.
Porém ele tenta transforma em uma escola sócio- construtivismo.
Em minha opinião um tipo de didática, muito contrária de hoje. A relação entre professor- aluno é a base de trocas e interações


Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Rosana Teixeira

terça-feira, 19 de junho de 2007

Atividade Complementar pauta 02-(15/02/2007)

Nesta aula , fizemos uma breve exposição sobre as ideias pedagógicas de alguns educadores importantes e de suas contribuições para o processo didático, tentando mostrar como suas teorias educacionais foram influenciada por suas concepções do homem e do mundo.

Agora escolha um dos educadores abaixo e faça uma pesquisa sobre o seu trabalho pedagógico, tentando vincular suas idéias acerca da educação e da didática com sua vida e de ser humano.

a- Frederico Froebel
b-Maria Montessori
c- Ovídio Decroly
d-Celestin Freinet

Frederico Froebel (1782/1852) considerado o pedagogo da infância, por ter priorizado durante toda sua vida, o processo de descortinar a criança e tentar adequar a educação e instituição na garantia do aflorecimento destes seres. Assemelha a criança como uma semente que precisa de condições favoráveis para seu crescimento, dessa forma cria o "Kindergarter" (jardim-de-infância) com objetivo de desenvolver as potencialidades da criança, favorecendo a sua realização individual. A criança froebeliana é concebida como um ser repleto de potencialidades. Na infância o educador deverá oferecer à criança situações do descobrir seu eu e as suas potencialidades e a partir dessas atividades o indivíduo crescerá em auto-expressão e realização. Os princípios fundamentais propostos por Froebel para convergir todos para um único e mais complexo eixo – o da auto-realização – se efetiva através da atividade, da auto-atividade. Dessa forma, o desenrolar das atividades propostas na sala de aula é que contribuirá para o desenvolvimento cognitivo da criança. Essa visão é adquirida através da junção do seu mundo interior e exterior, sendo necessário o orientador instigar a criança para que fluam suas idéias. A finalidade que se almeja alcançar é a realização plena das potencialidades do eu interior por meio do empenho de se trabalhar um ser livre independente, disciplinado apoiado na verdadeira ilustração. Segundo Froebel, tal finalidade só poderia ser alcançada se houvesse normas que conduzissem o indivíduo no processo de formação.

Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Maria José

Atividade Complementar pauta 01-08/02/2007

"O conhecimento de didática garante um desempenho eficaz do professor".
1- Que tipo de conhecimento o autor critica?
O autor critica o conhecimento via papeis é preciso ir além do que esta escrito.
2- O que o autor propõem, para superar o tipo de conheciemtno criticado?
A proposta do autor é que seja, o ensino de qualidade com significações.
3- O que se poderia fazer, durante o curso de didática, para viabilizar a proposta.
Podemos fazer do seguinte modo tirar papel, utilizando a experiência e questionando sempre.
Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Maria da Conceição