Nesta aula , fizemos uma breve exposição sobre as ideias pedagógicas de alguns educadores importantes e de suas contribuições para o processo didático, tentando mostrar como suas teorias educacionais foram influenciada por suas concepções do homem e do mundo.
Agora escolha um dos educadores abaixo e faça uma pesquisa sobre o seu trabalho pedagógico, tentando vincular suas idéias acerca da educação e da didática com sua vida e de ser humano.
a- Frederico Froebel
b-Maria Montessori
c- Ovídio Decroly
d-Celestin Freinet
Frederico Froebel (1782/1852) considerado o pedagogo da infância, por ter priorizado durante toda sua vida, o processo de descortinar a criança e tentar adequar a educação e instituição na garantia do aflorecimento destes seres. Assemelha a criança como uma semente que precisa de condições favoráveis para seu crescimento, dessa forma cria o "Kindergarter" (jardim-de-infância) com objetivo de desenvolver as potencialidades da criança, favorecendo a sua realização individual. A criança froebeliana é concebida como um ser repleto de potencialidades. Na infância o educador deverá oferecer à criança situações do descobrir seu eu e as suas potencialidades e a partir dessas atividades o indivíduo crescerá em auto-expressão e realização. Os princípios fundamentais propostos por Froebel para convergir todos para um único e mais complexo eixo – o da auto-realização – se efetiva através da atividade, da auto-atividade. Dessa forma, o desenrolar das atividades propostas na sala de aula é que contribuirá para o desenvolvimento cognitivo da criança. Essa visão é adquirida através da junção do seu mundo interior e exterior, sendo necessário o orientador instigar a criança para que fluam suas idéias. A finalidade que se almeja alcançar é a realização plena das potencialidades do eu interior por meio do empenho de se trabalhar um ser livre independente, disciplinado apoiado na verdadeira ilustração. Segundo Froebel, tal finalidade só poderia ser alcançada se houvesse normas que conduzissem o indivíduo no processo de formação.
Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Maria José
Agora escolha um dos educadores abaixo e faça uma pesquisa sobre o seu trabalho pedagógico, tentando vincular suas idéias acerca da educação e da didática com sua vida e de ser humano.
a- Frederico Froebel
b-Maria Montessori
c- Ovídio Decroly
d-Celestin Freinet
Frederico Froebel (1782/1852) considerado o pedagogo da infância, por ter priorizado durante toda sua vida, o processo de descortinar a criança e tentar adequar a educação e instituição na garantia do aflorecimento destes seres. Assemelha a criança como uma semente que precisa de condições favoráveis para seu crescimento, dessa forma cria o "Kindergarter" (jardim-de-infância) com objetivo de desenvolver as potencialidades da criança, favorecendo a sua realização individual. A criança froebeliana é concebida como um ser repleto de potencialidades. Na infância o educador deverá oferecer à criança situações do descobrir seu eu e as suas potencialidades e a partir dessas atividades o indivíduo crescerá em auto-expressão e realização. Os princípios fundamentais propostos por Froebel para convergir todos para um único e mais complexo eixo – o da auto-realização – se efetiva através da atividade, da auto-atividade. Dessa forma, o desenrolar das atividades propostas na sala de aula é que contribuirá para o desenvolvimento cognitivo da criança. Essa visão é adquirida através da junção do seu mundo interior e exterior, sendo necessário o orientador instigar a criança para que fluam suas idéias. A finalidade que se almeja alcançar é a realização plena das potencialidades do eu interior por meio do empenho de se trabalhar um ser livre independente, disciplinado apoiado na verdadeira ilustração. Segundo Froebel, tal finalidade só poderia ser alcançada se houvesse normas que conduzissem o indivíduo no processo de formação.
Essa atividade complementar foi desenvolvida pela aluna Maria José
Nenhum comentário:
Postar um comentário