sábado, 23 de junho de 2007

Atividade Complementar pauta 16(12/06//2007)


1) Sou a distância entre os níveis de conhecimento real e potencial de um indivíduo.Quem sou eu?
ZDP (Vygotsky)
2) Acredito que, entre as disciplinas do currículo escolar, deveria haver uma interação e que todas essas disciplinas deveriam ter o mesmo grau de importância no desenvolvimento das pessoas. Quem sou eu?
Interdisciplinaridade
3) Sou a base curricular do Ensino Fundamental brasileiro. Por ser dinâmico e flexível atuo atendendo as peculiaridades regionais e locais das escolas do país. Quem sou eu?
PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)
4) Sou uma base epistemológica ligada principalmente à psicologia da aprendizagem, onde tenho como grande percursor Jean Piaget. Nesta teoria acredita-se que, através de um processo de adaptação (assimilação/acomodação) de nossas ações, construímos o conhecimento, perpassando por estapas vinculadas às faixas etárias. Quem sou eu?
Construtivismo
5) O autor Cipriano Luckesi em seu livro "Filosofia da Educação" delineou 3 grandes bases sociológicas, historicamente demarcadas, que influenciaram a concepção de escola e posturas didáticas dos docentes. Quem somos nós?
Redentora, Reprodutivista e Transformadora
6) Sou previsto pela Lei nº 9.394/96 e atuo movido por uma gestão democrática. Sou um tipo de planejamento, no qual há a participação de toda a comunidade escolar, tanto na elaboração quanto naimplantação e execução. Quem sou eu?
Projeto Político Pedagógico (PPP)
7) Sou um tipo de conteúdo que enfatiza os conceitos e a cientificidade do conhecimento. Quem sou eu?
Conteúdos Conceituais
8) estou presente nas idéias de Edgar Morin. Sou um dos 7 saberes necessários a educação. Acredito que o Planeta é o organismo macro e que ele deve ser extremamente cuidado para que exista um bem-estar em todos os micro-organismos. Quem sou eu?
Consciência Global
9) Muitas vezes sou verificada através de provas. Atualmente atuo numa versão mais formativa, onde o mais importante não é o resultado e sim o processo de construção do conhecimento. Quem sou eu?
Avaliação
10) Sou parte da pedagogia que se preocupa com os métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. Estudo também processos de ensino e aprendizagem e as formas de verificação dos mesmos. Quem sou eu?
Didática

Nenhum comentário: